Curso de Mentor de famílias

CURSO 04DE MENTORIA PASTORAL PARA FAMÍLIAS “É hora de construir famílias saudáveis e abençoadas e revitalizar lares fraturados.”

1. Sobre o Curso de Mentoria Pastoral Para Casais e Famílias.

Ouvindo pessoas que amam a Deus e a sua obra, fui convencido a inserir livros sobre casamento e família em meu ministério literário. O primeiro desafio foi organizar o amplo Curso de Aconselhamento Conjugal e FAMILIAR, voltado à análise dos principais motivos de conflitos e de fracassos nas relações matrimoniais e familiares na complexa pós-modernidade. O curso, para nossa surpresa, teve excelente aceitação.

Este Curso de Mentoria Pastoral, voltado para casais e famílias, é resultado de centenas de palestras e pregações sobre namoro, noivado, casamento e família, em igrejas diversas, escolas, empresas, retiros etc; de sessões de aconselhamento pastoral conjugal e familiar; de cursos para capacitar mentores de família; de trabalhos realizados nos cursos de Bacharel em Teologia, Pós-Graduação em Ensino da Filosofia, Sociologia e Religião e de Doutor em Ministério; de centenas de livros pesquisados para fins diversos.

2. Davi no divã de Deus: os gigantes também caem!.

Davi foi um homem de luzes e de sombras. Sobre as luzes, além dele ter sido o monarca de um grande império da Antiguidade, ainda o qualificam como o homem segundo o coração de Deus. Mas pode um homem nobre possuir uma mulher casada, destruir o casamento e a família de outras pessoas, orquestrar a morte de homens valentes e leais que dariam a vida para defendê-lo, petrificar a consciência e ainda viver normalmente como se não tivesse acontecido nada? Sim, é possível. E a vida de Davi é um exemplo clássico e trágico de que os gigantes de Deus também caem.

3. Quando liderar um império parece mais fácil do que cuidar de uma família!

A escolha de Davi como protagonista deste curso deve-se a vários fatores. Os quatro principais, porém, são:

1) Davi foi um gigante de Deus e também caiu;

2) o pecado basilar de Davi foi especialmente contra Deus e ainda contra a família;

3) um dos dados desencadeadores da tragédia foi de ordem sexual;

4) Davi, mesmo após a lamentável queda, iniciou um fantástico projeto de reconstrução de vida, que ainda hoje serve de inspiração para as famílias cristãs.

Sobre o primeiro fator, fica o alerta: ou a liderança passa a cuidar mais do próprio lar ou poderá perder a família e o ministério. Sobre o segundo fator, as instituições casamento e família estão sob ameaça; até quem deveria protegê-las e ser matriz de referência, como Davi, às vezes peca contra o matrimônio e a família e ajuda na sua destruição. Sobre o terceiro fator, o mote sexualidade foi um dos problemas centrais na vida de Davi; a Bíblia destaca o pecado sexual entre Davi e Bate-Seba, os estupros de Tamar e das mulheres de Davi etc. Sobre o quarto fator, mesmo ferido, Davi tentou se reerguer; as ações dele são pistas notáveis para a reconstrução da vida, do casamento e da família.

4. Sobre a Mentoria Para Casais e Famílias.

O contexto de adversidade exige que a mentoria pastoral para famílias seja eficiente e eficaz. É preciso aprender com os mentores segundo o coração de Deus, mas também deve-se levar em consideração as demandas do nosso próprio eixo contextual. O mentor, em síntese, precisará: 1) ter disposição, para acolher, 2) capacidade integral, para aconselhar, correta e eticamente e 3) amor sacrificial, para cuidar. Essa tríade — acolher, aconselhar e cuidar — está associada ao aconselhamento pastoral, ou à mentoria pastoral. No Curso, veremos como Deus e Natã são matrizes de referência no mentoreamento quando se trata de cuidar de vidas destroçadas pelos erros e de tentar reconstruir lares fraturados.

Desejo profundamente que Deus use este modesto instrumento para edificar vidas, construir famílias saudáveis e abençoadas e revitalizar lares fraturados.

José Roberto O. Chagas / Pastor, Teólogo e Escritor

Adquira agora!

Gênesis Editora

Gênesis Editora de livros evangélicos

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>